Escola para 200 crianças de 1º Ciclo do Ensino Básico e 40 crianças de Jardim de Infância em Leça de Balio
Desenhar para a cidade
Localizada junto da escola dos 2º e 3º ciclo do ensino básico, a nova escola, sobre a rua, forma a entrada do conjunto. Uma rampa conduz à escola existente e organiza a circulação dos alunos dos 2º e 3º ciclos no exterior, enquanto dois blocos paralelos, de dimensões definidas pela escola existente, acompanham a encosta e desenham espaços de recreio em diferentes níveis e de diferentes valências. Os alpendres, a rampa de entrada, o corpo de ligação e a escadaria exterior, entrelaçam o construído com os espaços exteriores.
Modelar os espaços com a luz natural
A adaptação à encosta acentua-se por recortes altimétricos em cada um dos blocos, que no interior criam duas alturas de compartimentos: uma, para as salas de aula, mais baixa, e outra, para espaços comuns como o refeitório, ginásio e biblioteca, mais alta.
Nas salas de aula, voltadas a norte, o ambiente neutro torna-se íntimo com as suas janelas baixas, sobre a paisagem. Os espaços comuns, banhados pela luz vinda do quadrante sul e em continuidade com os recreios, são amplos e deliberadamente quentes. Inúmeros lanternins completam o efeito recortado na cobertura e pontuam com luz do quadrante sul as salas e os seus espaços de apoio, e do quadrante nascente as circulações e serviços. Esta modelação espacial definida pela luz, redesenha a matriz convencional de “escola corredor a meio”, de métrica repetitiva, sublinhada pelo uso de aberturas sempre com a mesma dimensão.
Criar um espaço de uso não definido
Em contraste, o espaço central, que acolhe a entrada e liga os dois níveis interiores, permite, pela generosidade da sua dimensão, usos não definidos. No exterior, este corpo de ligação exprime a sua ambiguidade: ora se identifica com a rampa da entrada, ora prolonga o recreio coberto. Aqui, as aberturas são apropriadas a cada face.
Transmitir disponibilidade
Superfícies de conotações pétreas, como o betão de diferentes texturas e cor e a areia agregada, temperadas por superfícies de conotações orgânicas, como a madeira e a cortiça, reforçam a identidade familiar do edifício, sólido, seguro, disponível e sem reservas para todas as vivências. |
DESIGNAÇÃO DO PROJECTO:
Escola de Leça do Balio Leça do Balio School
LOCALIZAÇÃO:
Matosinhos, Portugal
DATAS:
Projecto: 2008
Final da construção: 2010
AUTORIA:
Arquitectura:
ANC arquitectos/Teresa Novais
Coordenador de Projecto:
Luísa Meneses
Equipa:
João Pedro Fernandes, Pedro Loureiro, Ana Bacelar
ESPECIALIDADES:
Estruturas:
Carlos Lino/Newton, Consultores de Engenharia Lda.
Instalações Eléctricas:
Fernando Aires/Gpic, Projectos, Instalações e Consultoria Lda.
Instalações Mecânicas:
Raúl Bessa/Get, Gestão de Energia Térmica, Lda.
Instalações Hidráulicas:
Fernanda Valente/Newton, Consultores de Engenharia Lda.
Paisagismo:
Victor Beiramar Diniz
CONSULTORES:
Consultoria em Eficiência Energética:
Miguel Nery
CONSTRUTOR:
Norasil
ÁREA DE CONSTRUÇÃO:
2736.0 m2 (Edificação); 3757.0 m2 (Exteriores)
CUSTO DA CONSTRUÇÃO (EXCL. IMPOSTOS)
€ 2,187,046.26
FOTOGRAFIAS:
Alberto Plácido, Luís Ferreira Alves