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Escola para 200 crianças de 1º Ciclo do Ensino Básico e 40 crianças de Jardim de Infância em Leça de Balio

Desenhar para a cidade
Localizada junto da escola dos 2º e 3º ciclo do ensino básico, a nova escola, sobre a rua, forma a entrada do conjunto. Uma rampa conduz à escola existente e organiza a circulação dos alunos dos 2º e 3º ciclos no exterior, enquanto dois blocos paralelos, de dimensões definidas pela escola existente, acompanham a encosta e desenham espaços de recreio em diferentes níveis e de diferentes valências. Os alpendres, a rampa de entrada, o corpo de ligação e a escadaria exterior, entrelaçam o construído com os espaços exteriores.

Modelar os espaços com a luz natural
A adaptação à encosta acentua-se por recortes altimétricos em cada um dos blocos, que no interior criam duas alturas de compartimentos: uma, para as salas de aula, mais baixa, e outra, para espaços comuns como o refeitório, ginásio e biblioteca, mais alta.
Nas salas de aula, voltadas a norte, o ambiente neutro torna-se íntimo com as suas janelas baixas, sobre a paisagem. Os espaços comuns, banhados pela luz vinda do quadrante sul e em continuidade com os recreios, são  amplos e deliberadamente quentes. Inúmeros lanternins completam o efeito recortado na cobertura e pontuam com luz do quadrante sul as salas e os seus espaços de apoio, e do quadrante nascente as circulações e serviços. Esta modelação espacial definida pela luz, redesenha a matriz convencional de “escola corredor a meio”, de métrica repetitiva, sublinhada pelo uso de aberturas sempre com a mesma dimensão.

Criar um espaço de uso não definido
Em contraste, o espaço central, que acolhe a entrada e liga os dois níveis interiores, permite, pela generosidade da sua dimensão, usos não definidos. No exterior, este corpo de ligação exprime a sua ambiguidade: ora se identifica com a rampa da entrada, ora prolonga o recreio coberto. Aqui, as aberturas são apropriadas a cada face.

Transmitir disponibilidade
Superfícies de conotações pétreas, como o betão de diferentes texturas e cor e a areia agregada, temperadas por superfícies de conotações orgânicas, como a madeira e a cortiça, reforçam a identidade familiar do edifício, sólido, seguro, disponível e sem reservas para todas as vivências. |


DESIGNAÇÃO DO PROJECTO:

Escola de Leça do Balio Leça do Balio School

LOCALIZAÇÃO:

Matosinhos, Portugal

DATAS:

Projecto:
2008
Final da construção:
2010

AUTORIA:

Arquitectura:

ANC arquitectos/Teresa Novais

Coordenador de Projecto:

Luísa Meneses

Equipa:

João Pedro Fernandes, Pedro Loureiro, Ana Bacelar

ESPECIALIDADES:

Estruturas:

Carlos Lino/Newton, Consultores de Engenharia Lda.

Instalações Eléctricas:

Fernando Aires/Gpic, Projectos, Instalações e Consultoria Lda.

Instalações Mecânicas:

Raúl Bessa/Get, Gestão de Energia Térmica, Lda.

Instalações Hidráulicas:

Fernanda Valente/Newton, Consultores de Engenharia Lda.

Paisagismo:

Victor Beiramar Diniz

CONSULTORES:

Consultoria em Eficiência Energética:

Miguel Nery

CONSTRUTOR:

Norasil

ÁREA DE CONSTRUÇÃO:
2736.0 m2 (Edificação); 3757.0 m2 (Exteriores)

CUSTO DA CONSTRUÇÃO (EXCL. IMPOSTOS)
€ 2,187,046.26

FOTOGRAFIAS:
Alberto Plácido, Luís Ferreira Alves


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